Lã – Diferentes Tipos

Diferentes tipos de lãs provenientes de diferentes animais.

Dá-se o nome de lã ao pelo das ovelhas, fiado, 100% natural, bem como a um fio feito da mistura de lã com acrílico ou outro tipo de materiais.
Podemos encontrar a lã em novelos, em meadas ou cones, normalmente é vendida ao peso.
A lã natural, não tingida, pode ter várias cores, desde o branco ao negro, passando pelos crus, amarelos, cinzentos e castanhos. Em regra obtém-se das ovelhas, mas é possível encontra-la como proveniente de outra origem.
As suas camadas de fibras resistentes repelem a água e o seu núcleo absorve o vapor e a humidade, sem se tornar húmida. A lã absorve a humidade do corpo e ajuda a manter-se seco e quente.
Compostas por fibras resistentes, livres de estática, fáceis de tingir, duráveis, resistentes e versáteis, os tecidos de lã são usados, por exemplo, para fazer fatos, vestidos, blusas, cobertores e casacos.
Lã Virgem – primeira lã extraída das ovelhas aos sete meses de idade, na primeira tosquia. Seja qual for a raça da ovelha, esta será sempre a lã mais suave, macia e elástica.
Lã de Merino – A mais célebre lã de ovelha é a de Merino. A maioria das ovelhas Merino são criadas nas montanhas da Austrália e da Nova Zelândia. Estas lãs são conhecidas pela sua suavidade, calor e brilho.
Tem capacidade para absorver cerca de um terço do peso em água.
Lã de Alpaca – Proveniente das alpacas nativas dos Andes, uma espécie de camelídeos. A lã de Alpaca é leve, tem um bom brilho, é forte e resistente. Repele a água Este tipo é usado para fatos de alta qualidade, blusas e cobertores.
Lã Angorá – Fibra retirada da pele do coelho angorá. É uma lã leve, macia e quente, duas vezes e meia mais quente que as lãs de ovelha. Tem uma boa resistência de infiltração à água e humidade. Como as suas fibras são frágeis é normalmente misturada com lã de ovelha. Este tipo de lã é caro, e é normalmente usada para peças de vestuário de alta qualidade.
Lã Mohair – Provem da cabra angorá e é conhecida pela sedosidade e brilho. Estas lãs são fortes, duráveis e leves, e “respiram”. A lã Mohair natural pode existir em várias cores, mas também é uma lã que absorve muito bem os pigmentos para tinturaria. Como a lã de Alpaca, é utilizada em peças de alta qualidade.
Lã Caxemira – Produzida pela cabra Cashmere, nativa das regiões do Tibete, China, Índia e Iraque. É um tecido macio. É muito fina e leve. Normalmente é usada para fabricar blusas, lenços e roupa interior.
Lã de pelo de camelo – É muito leve, macia e durável, brilhante e quente. Este tipo provêm do camelo bactriano, nativo da China e da Mongólia. A lã é geralmente misturada com lã de ovelha e é usada para fatos de luxo, blusas, luvas e casacos.